Pontos CantadosPráticas e Rituais

7 Pontos Cantados de Preto Velho na Umbanda

Os pontos cantados de Preto Velho são uma parte essencial da espiritualidade na Umbanda, trazendo mensagens de sabedoria, cura e acolhimento. Com suas letras simples e profundas, esses cânticos conectam os praticantes com a energia ancestral dos Pretos Velhos, entidades que representam o amor e a humildade. Ao serem entoados, os pontos cantados preparam o ambiente espiritual e facilitam o contato com essas entidades, proporcionando uma atmosfera de paz e serenidade durante os rituais.

A Importância dos Pontos Cantados de Preto Velho na Conexão Espiritual

Na Umbanda, cada ponto cantado tem uma função específica e é capaz de criar uma vibração própria. Os pontos cantados de Preto Velho, em particular, têm um papel fundamental, estabelecendo uma conexão profunda entre os médiuns, os devotos e essas entidades espirituais sábias e benevolentes. Mais do que simples melodias, esses cânticos envelhecem como uma ponte entre o mundo material e o espiritual, permitindo que os Pretos Velhos atuem em benefício dos participantes.

Invocação de Luz e Sabedoria

Essas canções não apenas embelezam os rituais, mas também invocam luz e sabedoria. As letras dos pontos cantados de Preto Velho são repletas de ensinamentos sobre respeito, perdão e superação. Por meio de expressões populares e metáforas, esses pontos traduzem o espírito acolhedor e a sabedoria dessas entidades, inspirando todos a cultivarem valores espirituais e éticos em suas vidas.

Quem Entoa os Pontos Cantados de Preto Velho?

Qualquer pessoa pode participar dos pontos cantados de Preto Velho nos terreiros, desde que com respeito e devoção. Tanto médiuns quanto frequentadores são convidados a se unirem ao cântico, fortalecendo a corrente espiritual.

  • Médiuns Incorporados: Quando incorporados, os médiuns cantam os pontos com a força da entidade, ajudando na transmissão de energias e mensagens espirituais.

  • Frequentadores: Os visitantes dos terreiros também participam, recebendo as vitórias e proteção dos Pretos Velhos ao se conectarem através dos cânticos.

Momentos em Que São Entoados os Pontos

Os pontos cantados de Preto Velho aparecem em diferentes momentos dos rituais. Desde o início e o encerramento das sessões até rituais específicos, como defumações e consultas espirituais, esses cânticos acalmam, orientam e fortalecem os presentes.

  1. Orientação Espiritual e Acolhimento: Durante as consultas, os Pretos Velhos abordam pontos que oferecem conselhos e sabedoria, ajudando os consulentes a encontrarem conforto e paz.

  2. Limpeza e Purificação: Nos rituais de limpeza, os pontos são utilizados para afastar energias negativas, harmonizando o ambiente.

  3. Fortalecimento Espiritual: Em sessões de descarrego, os pontos agem como um escudo espiritual, promovendo proteção e cura.

A Preservação dos Pontos Cantados de Preto Velho

A tradição oral garante a preservação dos pontos cantados. Nos terreiros, os mais velhos ensinam os cânticos aos iniciantes, passando adiante as letras e melodias que carregam a essência da Umbanda. Essa repetição permite que os praticantes memorizem os pontos e absorvam seus ensinamentos espirituais.

Influência na Música Popular Brasileira

Alguns pontos cantados de Preto Velho foram incorporados à Música Popular Brasileira, mostrando uma conexão entre a cultura brasileira e a espiritualidade umbandista. Canções populares e pontos tradicionais se influenciam mutuamente, reforçando a presença dos Pretos Velhos na cultura e na arte.

Letras de Pontos Cantados de Preto Velho na Umbanda

Ponto de chegada dos pretos Velhos (1)

Está iluminada a nossa banda

Está cheio de flor o meu Gongá

Está iluminada a nossa banda

Está cheio de flor o meu Gongá

Meu Preto Velho,

E tudo que eu peço

Meu Preto Velho,

Ilumina os caminhos por onde passo.

Meu Preto Velho,

E tudo que eu peço

Meu Preto Velho,

Ilumina os caminhos por onde passo.

Ponto de chegada dos Pretos Velhos (2)

O Preto Velho, chegou de Aruanda

A benção meu Pai Saravá pra sua banda

Velho Fabrício, chegou de Aruanda

A benção meu Pai Saravá pra sua banda

Vovó Maria Conga chegou de Aruanda…

A benção meu Pai Saravá pra sua banda

Pai Joaquim chegou de Aruanda…

A benção meu Pai Saravá pra sua banda

Vovó Cambinda chegou de Aruanda…

A benção meu Pai Saravá pra sua banda

*Vai se colocando o nome das Entidades da casa

Saudação aos Pretos Velhos

Yorimá, Yorimá…

Os Pretos Velhos nós vamos saravá

Eles sofreram, mas ensinaram…

Boa vontade, persistência e fé…

E quando eles apanhavam…

Eles rezavam pedindo proteção

Para o Senhor, que os castigava;

Sem piedade e sem compaixão

Alei de Zambi sempre seguia

Na esperança do seu passamento

Que um dia teria de vir…

Pela vontade de seus pensamentos

Yorimá, Yorimá:

Os Pretos Velhos nós vamos saravá…

Ponto de Pretos Velhos

E, é do lado de lá

E vem para o lado de cá

E mensageiro do amor

E, é de Oxalá

Vem do azul infinito

Onde tem o seu reino de paz

Vamos receber com ternura

A mensagem que ele nos traz…

Ponto de Pretos Velhos

Preto Velho Senta no Toco

Faz o sinal da cruz

Pede proteção a Zambi

Para os filhos de Jesus

Preto Velho Senta no Toco

Faz o sinal da cruz

Pede proteção a Zambi

Para os filhos de Jesus

Cada conta do seu rosário

E um filho que ali está

Se não fosse o Preto Velho

Eu não sabia caminhar…

Cada conta do seu rosário

E um filho que ali está

Se não fosse o Preto Velho

Eu não sabia caminhar…

Ponto de Pretos Velhos

Derrama tuas bênçãos Preto Velho

Como derramaste em Jerusalém

Derrama tuas bênçãos Preto Velho

Como derramaste em Jerusalém

Te amo tanto, como antigos tempos

Que os teus poderes me guiem até o fim..

Te amo tanto, como antigos tempos

Que os teus poderes me guiem até o fim..

Ponto de Pretos Velhos

Levanta cedo ó moleque

Que velho quer trabalhar

Levanta cedo ó moleque

Que velho quer trabalhar

E devagar, é devagarinho

E devagar, é devagarinho

Quem caminha com Preto Velho

Nunca ficou no caminho…

Quem caminha com Preto Velho

Nunca ficou no caminho…

Conclusão

Os pontos cantados de Preto Velho são sagrados e atuam como elementos espirituais que conectam os praticantes à sabedoria e à proteção dessas entidades. Ao entoá-los com fé e devoção, os participantes dos rituais umbandistas obtêm as vitórias dos Pretos Velhos, fortalecendo seu espírito e renovando sua paz.

Curiosidades

Por que alguns pontos cantados da Umbanda chegaram até a Música Popular Brasileira?

Muitos pontos têm uma beleza melódica e uma força cultural que transcende o ambiente religioso, inspirando compositores de MPB. Esses pontos trazem mensagens universais de paz e espiritualidade, ressoando com o público em geral.

Qual a importância da dança e dos movimentos corporais durante a entoação dos pontos cantados de Preto Velho na Umbanda?

A dança e os movimentos corporais durante a entoação dos pontos cantados de Preto Velho na Umbanda são fundamentais para a canalização e a transmissão da energia espiritual. Ao se mover em harmonia com a música os praticantes abrem canais de comunicação mais amplos com as entidades permitindo que a energia flua de forma mais intensa e equilibrada.

Existe algum período do ano ou alguma data especial em que os pontos cantados de Preto Velho na Umbanda são entoados com maior frequência ou de forma diferente?

Sim durante festas religiosas como o Dia de São Benedito e o Dia da Consciência Negra os pontos cantados de Preto Velho são entoados com uma devoção especial e com um repertório diferenciado que ressalta a importância histórica e espiritual dessas celebrações para a comunidade umbandista.

Como são escolhidos os instrumentos musicais utilizados para acompanhar os pontos cantados de Preto Velho na Umbanda?

Os instrumentos musicais utilizados para acompanhar os pontos cantados de Preto Velho na Umbanda são escolhidos com base na vibração e na conexão espiritual que cada um deles proporciona. Cada instrumento como o atabaque o agogô e o chocalho possui uma energia única que complementa e enriquece a atmosfera espiritual durante os rituais.

 

 

João Carvalho de Luz

João Carvalho de Luz é um apaixonado estudioso e praticante da Umbanda há mais de 20 anos. Nascido e criado no coração do Rio de Janeiro, João cresceu imerso na rica tapeçaria cultural brasileira, desenvolvendo desde cedo um profundo interesse pelas tradições espirituais do país. Formado em antropologia com ênfase em religiões afro-brasileiras, ele dedica sua vida ao estudo e à prática da Umbanda, buscando sempre aprofundar seu conhecimento e compreensão.

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