O Primeiro Terreiro de Umbanda no Brasil – Um Marco na História da Religião Afro-Brasileira
A Umbanda é uma religião brasileira que tem suas raízes nas tradições africanas trazidas ao Brasil durante o período colonial. Com uma mistura de crenças africanas, indígenas e espíritas, a Umbanda se tornou uma das principais religiões afro-brasileiras, com milhões de seguidores em todo o país. O surgimento do primeiro terreiro de Umbanda no Brasil representa um marco importante na história dessa religião e de suas práticas espirituais.
As Raízes da Umbanda no Brasil
A história da Umbanda no Brasil está intimamente ligada à chegada dos escravos africanos ao país. Com eles, vieram as tradições religiosas e espirituais africanas, que foram preservadas e adaptadas ao novo contexto brasileiro. Durante o período colonial, essas tradições se misturaram com as crenças indígenas e as práticas espíritas trazidas por imigrantes europeus, dando origem a uma nova forma de religião que viria a ser conhecida como Umbanda.
O Primeiro Terreiro de Umbanda
O primeiro terreiro de Umbanda conhecido no Brasil foi fundado em 1908, na cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro. Conhecido como Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade, o terreiro foi fundado pelo médium Zélio Fernandino de Moraes, que afirmou ter recebido a orientação do espírito do Caboclo das Sete Encruzilhadas para fundar uma nova forma de culto espiritual.
Este evento significativo é amplamente abordado na literatura dedicada à Umbanda, encontrando-se em livros, revistas, páginas da internet e trabalhos acadêmicos, como artigos, dissertações e teses. Além disso, o reconhecimento oficial pelo poder público é evidenciado por várias homenagens de Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas a Zélio Fernandino de Moraes, bem como pela promulgação da Lei 12.644, de 17 de maio de 2012, pela Presidência da República, que estabelece o dia 15 de novembro como o Dia Nacional da Umbanda, a ser celebrado anualmente em todo o país. (Leia aqui o texto)
Em 15 de novembro de 1908, durante uma sessão na Federação Espírita do Rio de Janeiro, o jovem Zélio Fernandino de Moraes, com 17 anos na época, foi levado devido a um grave problema de saúde. Nessa ocasião, ocorreu a primeira manifestação do Caboclo das Sete Encruzilhadas. Durante a sessão, diversos espíritos de negros escravos e indígenas se manifestaram nos médiuns presentes, sendo convidados a se retirar pelo dirigente José de Souza (Zeca), que os considerava espiritualmente, culturalmente e moralmente atrasados. O Caboclo das Sete Encruzilhadas, enviado por Santo Agostinho, defendeu as entidades presentes, alegando discriminação com base em diferenças de cor e classe social, características inerentes aos espíritos enquanto encarnados nas normas sociais terrenas.
Os responsáveis pela reunião espírita tentaram afastar o próprio Caboclo das Sete Encruzilhadas. Foi então que ele advertiu que, se não fosse permitida a manifestação dos espíritos considerados atrasados, especialmente os de negros e índios, ele mesmo fundaria, na noite seguinte, na residência de Zélio Fernandino de Moraes, um novo culto. Nesse espaço, essas entidades teriam a oportunidade de realizar suas atividades caritativas. Ao ser questionado sobre a adesão a esse culto, a resposta veio de forma profética: “Colocarei no topo de cada montanha que circunda Neves uma trombeta tocando, anunciando a presença de uma Tenda Espírita onde o Preto e o Caboclo possam trabalhar”.
No dia seguinte, às 20 horas de 16 de novembro de 1908, diante de uma pequena multidão composta por amigos, parentes, curiosos e kardecistas que estiveram presentes na sessão anterior, o Caboclo das Sete Encruzilhadas se manifestou novamente. Ele declarou o início de um novo culto espírita, no qual Pretos Velhos e Caboclos teriam a oportunidade de realizar seus trabalhos espirituais.
Em 1941, a Umbanda foi oficialmente reconhecida como uma religião no Brasil, garantindo-lhe proteção legal e liberdade de culto. Esse reconhecimento foi um marco importante na história da Umbanda, que passou a ser vista como uma parte integral da identidade espiritual e cultural do povo brasileiro.
Conclusão
O surgimento do primeiro terreiro de Umbanda no Brasil foi um marco histórico na evolução dessa religião afro-brasileira. A Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade estabeleceu as bases para a prática da Umbanda e promoveu o reconhecimento e a valorização da religião no contexto brasileiro. Seu legado perdura até hoje, influenciando a espiritualidade e a cultura do povo brasileiro e sendo uma fonte de inspiração para os praticantes da Umbanda em todo o país.
Questões mais Frequentes
O que é Umbanda?
A Umbanda é uma religião afro-brasileira que combina elementos das tradições africanas, indígenas e espíritas. Ela é baseada na crença em espíritos e na prática de rituais espirituais para promover cura, orientação e evolução espiritual.
Qual é a importância da Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade para a Umbanda?
A Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade foi o primeiro terreiro de Umbanda conhecido no Brasil e desempenhou um papel fundamental na estabelecimento e difusão da religião. Seu legado influenciou a prática da Umbanda em todo o país e contribuiu para o reconhecimento e a valorização da religião no contexto brasileiro.
Como a Umbanda é vista no Brasil hoje?
A Umbanda é amplamente reconhecida e praticada no Brasil, com milhões de seguidores em todo o país. Ela é considerada uma parte integral da identidade espiritual e cultural do povo brasileiro, e é protegida legalmente como uma religião.